AL Pacino é Homenageado na Mostra no Centro Cultural Banco do Brasil.

(SERPICO © Images Courtesy of Park Circus Paramount)

Ícone indiscutível da indústria cinematográfica, Al Pacino será homenageado com a mostra Pacino no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, entre 06 de julho e 18 de agosto. A mostra já passou pelo CCBB RJ e também estará em cartaz no CCBB de Brasília.

No CCBB SP a programação contará com 24 longas e um debate entre o curador Paulo Santos Lima e um convidado. Além disso, haverá um curso sobre a história da atuação no cinema (com duração de 6 horas no total), que contemplará o método moderno de atuação nos Estados Unidos (EUA), onde se formou Al Pacino.

Na seleção de títulos da mostra Pacino estão alguns de seus trabalhos mais cultuados, como ”Perfume de Mulher”, que lhe rendeu um Oscar em 1993 e filmes com interpretações consagradas, como a trilogia ”O Poderoso Chefão”, que acompanha sua ascensão e queda como um mafioso nos Estados Unidos. Além disso, formam parte da programação filmes que fez com Michael Mann: Fogo Contra Fogo”, ”O Informante” e ”Um Dia de Cão”, de Sidney Lumet, que ganha sessão com acessibilidade (legendagem descritiva, audiodescrição e libras).

O curador da Mostra, Paulo Santos Lima, explica que a intenção é rever a história do mundo e das artes através desse grande ator. “A história de vida de um artista do cinema é a de uma filmografia (…). Filmes costumam espelhar a realidade, e a intenção aqui é revermos a história do mundo e a das artes nas últimas cinco décadas através do gênio deste extraordinário artista.”

A mostra é, também, uma chance de (re)ver filmes menos famosos, mas nem por isso menores em sua carreira, como ”Os Viciados”, de Jerry Schatzberg, lançado em 1971, no qual o ator faz seu primeiro protagonista, um viciado e traficante. Entre os longas que a mostra resgata, estão ”O Espantalho”, de Jerry Schatzberg, e ”Um momento, uma vida”, de Sidney Pollack.
Não poderiam ficar de fora filmes que levaram Al Pacino a indicações ao Oscar, como ”Dick Tracy”, Justiça para todos”, ”Um dia de cão” e ”Serpico”. Fazem parte da mostra PACINO, algumas de suas produções mais recentes, e também uma obra inédita nos cinemas brasileiros, como é o caso de ”Maglehorn” (2015).

Em mais de 50 anos de carreira, Al Pacino esteve com notórios diretores, de Sidney Lumet e Brian De Palma a, mais recentemente, Martin Scorsese e Quentin Tarantino. O ator também foi para detrás das câmeras e dirigiu quatro longas-metragens que tratam do teatro, paixão eterna de Al Pacino.

Oferecer ao público do CCBB a chance de vivenciar o trabalho de um dos maiores atores do nosso tempo é uma oportunidade única para testemunhar a evolução de uma forma de atuação que deixou uma marca indelével em décadas da cinematografia global. Ao realizar esse projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma o seu compromisso de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, por meio de uma mostra que homenageia um dos maiores atores do nosso tempo e inspira uma nova geração de artistas e cinéfilos.

Confira a programação completa em: bb.com.br/cultura

Deixe um comentário